Frequência

Flag Counter

domingo, 31 de janeiro de 2016

Paracleto Negro

Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus. Lucas 23:26 NVI http://bible.com/129/luk.23.26.NVI Paracleto ou companheiro de jugo é a designação dada ao Espírito Santo por sua função de consolador, ajudador. Essa mesma função foi forçosamente atribuída a Simão durante o trajeto de Jesus pela "via crucis", a via dolorosa. A histórica sina de dor dos afrodescentes pelo mundo é freqüentemente vista como uma punição, como uma sentença que pesa sobre os prováveis descendentes de Cã, o filho escandaloso de Noe, ou de Caim, o primeiro dos assassinos. No entanto, essa passagem bíblica traz uma nova luz à questão da dor partilhada por Simão com o Senhor. Que privilégio teve esse discípulo? Aos apóstolos, tal destino fora negado naquele momento, embora Pedro tivesse pretendido assumi-lo, porém não teve forças e o negou três vezes. A Simão, o africano, porém, foi atribuída à força tal participação na obra redentora de Jesus. Ao carregar aquela cruz, ainda que por um pouco só, Simão representou todos os negros sofredores de todas as épocas, identificando-os com Jesus em sua dolorosa "via crucis". Há tantos que, ainda hoje, se martirizam, se autoflagelam em busca de purificação, de uma maior consagração; e o fazem voluntariamente. No entanto, poucos alcançam a bem aventuranca dada forçosamente ao negro Simão, posto que originário de Cirene, no norte da África, bem como, por tabela, a tantos outros negros sofredores involuntários como ele. "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai- vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5:10-12 ARC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário