Frequência

Flag Counter

sábado, 16 de janeiro de 2016

Curiosidades da Bíblia

Curiosidades da Bíblia (CdB) Eu gosto de festa, tenho de confessar, principalmente porque muitas delas vem acompanhadas de um maravilhoso banquete! Celebrar sempre é bom e quando recebo o convite já fico imaginando várias coisas como: será que vou gostar? serei recebido com alegria (ou será que me convidaram só pra não ficar "maus")? quem estará por lá? teremos bons "papos"? que iguarias serão servidas (nham nham nham)? as sobremesas então, será que terá alguma diet (não gosto de diet mas minha esposa acha que é melhor para a minha saúde)? ... Você também é assim, fica preparando-se espiritualmente para a festa? A Bíblia fala de vários banquetes, mas eu gostaria de falar de um em especial: leia [Mateus 22:1-14]. Vale a pena! Trata-se da parábola sobre um rei que convidou muitos para a celebração do casamento de seu filho. "Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem ..." [Mt 22:3]. Oba, recebi o convite e vou pra festa! Creio que será muito legal! Quanto aos preparativos, "... Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento!" [Mt 22:4]. Não falaram da sobremesa, mas uma picanha vai muito bem, você não acha? Também deve ter muita música e muita dança, e gente bonita ... (como eu?)! Mas tinha algo que não estava dando muito certo: "Enviou seus servos aos que tinham sido convidados ... mas eles não quiseram vir." [Mt 22:3]. O Rei era perseverante: "De novo enviou outros servos ... Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios. Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram." [Mt 22:4-6]. Acho que ele convidou o pessoal errado, você não acha? Só eu aceitei o convite ... Pensando um pouco a respeito, tem muita gente ruim neste mundo, mas também tem muita gente boa que anda tão ocupada com seus afazeres que não atende sequer ao chamado do Rei ... pode isto? Claro que o Rei ficou irado com a situação e "... enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles." [Mt 22:7]. E a respeito dos demais, "... os meus convidados não eram dignos." e completou "Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem." [Mt 22:8-9]. Pelo menos os servos eram fiéis e obedientes e convidaram a todos os que encontraram. E a festa começou ... lá estavam "... gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados." [Mt 22:10]. Aí, se você não leu os versículos que recomendei, você deve estar pensando: porque uma estória destas encontra-se na Bíblia? Parece meio sem sentido ... Ela foi contada por Jesus a Seus discípulos após Ele ter entrado triunfalmente em Jerusalém, aclamado como Rei ... após ter expulsado os mercenários do templo ... após ter contado duas outras parábolas aos sacerdotes que "vestiram a carapuça" ... e iniciou esta dizendo que "O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete ..." [Mt 22:2]. Jesus falava do Reino de Deus ... e, em resumo, Deus escolheu convidados ... estes O rejeitaram ... e aí abriu o grande banquete convidando a todos que encontrava ... na verdade, eu estou nesta leva dos que os servos encontraram após a rejeição dos convidados originais. Mas a analogia não terminou por aqui ... o Rei entrou para ver quem estava na festa e, como em qualquer festa que conheci, tinha "penetra", "... notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. E lhe perguntou: 'Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?' O homem emudeceu." [Mt 22:11-12]. Todos foram convidados mas precisavam entrar "limpinhos", sem a sujeira, o pecado, que nos envolve em nosso dia-a-dia ... "Então o rei disse aos que serviam: 'Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes'." [Mt 22:13]. Se você não estiver limpo, os seguranças podem eventualmente "passar batido" mas nunca o Rei, o próprio Deus fazendo sua vistoria. Aí sobra a pergunta: como posso ficar limpo, usar o traje adequado, estar sem o pecado? Jesus deu o caminho das pedras: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim." [João 15:1-4]. Precisamos estar enxertados na videira verdadeira para podermos produzir frutos verdadeiros, duradouros ... limpinhos! Tenha boas reflexões, boas decisões e ações, além de um dia e uma semana super abençoados por Deus, Senhor e Salvador ... Espero encontrá-lo no grande banquete do Reino de Deus! Notas do autor: Para incluir algum amigo nesta lista de distribuição, peça-lhe que envie um e-mail para curiosidades-da-bibla-subscribe@yahoogroups.com . Para contato com o autor ou exclusão da lista, mande um e-mail para curiosidades-da-biblia-owner@yahoogroups.com . Nunca deixe de verificar em sua Bíblia se o que está sendo dito aqui é verdadeiro ... seja nobre como os de Beréia [Atos 17:11]! Os versos Bíblicos são da Nova Versão Internacional - NVI, acessível via http://www.biblegateway.com/versions/?action=getVersionInfo &vid=NVI-PT#books !

Nenhum comentário:

Postar um comentário