Frequência

Flag Counter

terça-feira, 21 de abril de 2009

Convite: Vem conosco!

Diálogo entre a Igreja e o mundo

Anotações sobre mensagem do Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho em 01/03/2009

Números 10:29-32

"Disse então Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Nós caminhamos para aquele lugar, de que o SENHOR disse: Vo-lo darei; vai conosco e te faremos bem; porque o SENHOR falou bem sobre Israel. Porém ele lhe disse: Não irei; antes irei à minha terra e à minha parentela. E ele disse: Ora, não nos deixes; porque tu sabes onde devemos acampar no deserto; nos servirás de guia. E será que, vindo tu conosco, e sucedendo o bem que o SENHOR nos fizer, também nós te faremos bem."


Na teologia do deserto, apresentam-se perspectivas e propósitos inusitados, para além das miragens tão comuns naquele ambiente. São sonhos realizáveis, em oposição ao dilema humano. Entre o que Deus oferece e o deserto existencial em que o homem se encontra, onde só há aridez, desesperança e visão "geográfica", ou seja: falta de perspectiva.

No texto bíblico acima, sobressaem três expressões:

1 - "Vamos ao lugar que o Senhor disse: Eu o darei a vós."

Traduz-se em profunda consciência da presença de Deus. "O Deus dos hebreus nos encontrou" (Êxodo 3:18 e Êxodo 5:3). A igreja é uma comunidade peregrina. Ela tem uma promessa e uma herança:

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:1-3)

2 - "Vem conosco e te faremos bem, pois o Senhor falou bem a Israel"

É um convite para o bem. Para a experiência do cuidado de Deus versus a cooptação para uma ideologia (religiosa ou não).

Vem provar! O Evangelho redimensiona, abre horizontes e perspectivas.

Este não é um convite para "penetras". Compare-se o progresso de vida dos que aceitaram o convite com aqueles que o rejeitaram.

Na igreja há amigos mais chegados que irmãos (Provérbios 18:24). Oramos uns pelos outros, choramos uns pelos outros.

"Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca." (Salmos 68:6)

3 - "Tú serás os nossos olhos"

Precisamos de você. Na igreja, você será útil. Há muitos talentos desperdiçados no mundo, quando poderiam ter tanta utilidade nas mãos de Deus. Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados:

"Vos farei pescadores de homens" (Mateus 4:19, Marcos 1:17 e Lucas 5:10)

CONCLUSÃO: Hobabe aceitou o convite (Juízes 4:8). E você? Deus pode fazer algo grandioso em sua vida. Vem conosco! Assuma um novo projeto de vida. Saia do seu deserto.

Para saber mais:
Segunda Igreja Batista no Plano Piloto

Nenhum comentário:

Postar um comentário